segunda-feira, 15 de agosto de 2011

OS FUNDAMENTOS DO MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE



     Entende-se por "fundamentos" os alicerces, as bases ou a inspiração para o carisma onde eles se assentam. Melhor, onde nascem e se desenvolvem na história. De maneira geral, os fundamentos de uma instituição – no nosso caso, de um movimento religioso – encontram-se na sua definição e nos seus respectivos desdobramentos. Para manter a fidelidade, para explicar esses fundamentos, vamos nos utilizar do texto-base do MCC, intitulado " Idéias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade (IFMCC)"

DEFINIÇÃO DO MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE (MCC)

   "Os Cursilhos de Cristandade são um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do "fundamental cristão", ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal, e propiciam a criação de núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes."
  1. O MCC é um Movimento Eclesial: caminha com a igreja universal, continental, nacional e diocesana no tempo e no espaço e, por isso, está comprometido com suas opções evangelizadoras, respeitados o seu carisma e seus objetivos específicos. Por isso, há necessidade de constante revisão do MCC no sentido de estar sempre em comunhão eclesial, lembrando que mais importante que qualquer Movimento é o Reino de Deus;
  2. Tem um método próprio: querigmático, vivencial, testemunhal, que o caracteriza e se aplica aos três tempos, isto é, ao PRÉ, ao CUR e ao PÓS;
  3. Possibilita ao participante a vivência do 'fundamental cristão': resposta ao Plano de Deus pela vivência na Graça e dos valores do Reino e pelo seguimento de Jesus de Nazaré;
  4. Leva é formação de núcleos de comunidades para a convivência do 'fundamental cristão' e para a fermentação evangélica dos ambientes: este é o carisma do MCC, sua característica evangelizadora própria, específica;
  5. Ajuda cada um a descobrir sua vocação (fundamentalmente cristã) e respeita essa vocação (os talentos e carismas de cada um) que deve ser colocada sempre a serviço da comunidade. 
    O MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE se alcança nos três tempos :
PRÉ, CUR e PÓS :

    Que são essenciais ao correto desenvolvimento do Movimento.

   Tão essenciais que, se um deles falhar, deixa o MCC de ser o que é. (pg.20 nro.39)

   POSTULADOS ESSENCIAIS DERIVADOS DA ESSÊNCIA E FINALIDADE DO MCC.(pg.26)

   Quanto ao MCC em geral (pg.26 nro.54)

  1. Que seja um Movimento Eclesial;
  1. Que seja vivencial;Que leve o (a) cursilhista a um encontro com Deus vivo e pessoal, consigo mesmo, com os irmãos e com o mundo;
  1. Que promova a espiritualidade cristã; 
  1. Que seja um agente com função específica na pastoral; 
  1. Que fermente de Evangelho os ambientes; 
  1. Que crie comunidade; 
  1. Que se comprometa e que comprometa. 
Quanto aos seus três tempos(pg.26 nro.55)

PRÉ-CURSILHO:

  1. Que os cadidatos para os CUR sejam, ao menos potencialmente, capazes de fermentar de Evangelho seus ambientes; 
  1. Que tenham maturidade cristã para captar a mensagem evangélica e com ela comprometer-se; 
  1. Que tenham aptidão e atitude para viver em e para a comunidade. 


CURSILHO: (pg.27)
  1. Que seja a proclamação querigmética da mensagem de Cristo, visando à vivência do Mistério Pascal;
  2. Que ajude os participantes a descobrir sua vocação pessoal para realizá-la em e para a comunidade (humana e eclesial);
  3. Que os Responsáveis – sacerdotes e leigos – sejam sinais autênticos da Igreja-Comunidade. 


PÓS-CURSILHO: (pg.27)
  1. Que seja uma ajuda para manter vivo no (na) cursilhista o espírito de uma conversão progressiva;
  2. Que esteja orientado a que os (as) cursilhistas façam de sua vida uma convivência com irmãos e irmãs, tanto na comunidade eclesial como no mundo onde devem realizar sua missão específica como leigos e leigas;
  3. Que confirmem nos (nas) cursilhistas a consciência de que devem ser fermento de Evangelho em seus ambientes;
  4. Que, embora não sendo uma associação, mas um movimento, necessita o MCC de uma organização adequada que ajude os (as) cursilhistas a engajar-se na comunidade eclesial e a vivenciar um cristianismo vivo e operativo. 


MENTALIDADE e MÉTODO DO MCC(pg.27 nro.56)
MENTALIDADE:
    É um "conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais) que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo; mente, personalidade".
No caso do MCC, são os critérios e valores dos quais estamos imbuídos e com as quais aplicamos sua definição e seu método no PRÉ, no CUR e no PÓS.
"A mentalidade é a chave explicativa do MCC. Explica quem somos, por que fazemos e o que fazemos e como fazemos.
A mentalidade, portanto, é a causa das nossas origens.
Tudo o que é essencial no MCC está invadido por sua mentalidade:É ela que dá a base julgar a realidade, determina a finalidade e os paradigmas para consegui-la, os quais se concretizam no método e na estratégia".

MÉTODO:(pg.28)

    "Dentro do MCC, o método não é senão a mentalidade e a essência feitas vida, ternadas realidade. Não se trata de uma aplicação espontânea, caprichosa e acrítica, deixada à mercê do gosto pessoal ou à improvisação do momento; trata-se de uma aplicação pensada, planificada e realizada com vistas a uma maior eficácia". É, pois, inaceitável que – como infelizmente às vezes ocorre – seja o método desvirtuado, alterado e, até, agredido por opiniões pessoais de coordenadores de CUR, de GED, de sacerdotes, etc., os quais, por razões que nada têm a ver com o MCC, introduzem a seu bel prazer "novidades" que alteram substancialmente tanto a mentalidade quanto o método do MCC.

USO DOS MÉTODOS (pg;29)
NO PRÉ-CURSILHO: (pg.39)

   O PRÉ é o primeiro dos três tempos do MCC, no qual se inicia o processo evangelizador que o MCC pretende realizar, para a obtenção de sua finalidade.

São finalidades do PRÉ: (pg.42 nro.90)
  1. Esclarecer que o CUR não é uma teoria, mas uma experiência vivencial;
  2. Criar uma disposição de escuta e propiciar uma atitude de conversão integral;
  3. Despertar o desejo de se aperfeiçoar como pessoa, como cristão e como 
    participante efetivo de uma comunidade de pessoas e de cristãos.


O PRÉ compreende:


- Seleciona e estuda os grupos humanos que integram uma comunidade ou ambiente;
- Seleciona as pessoas-chave nesses ambientes a evangelizar;
-Prepara essas pessoas para que aceitem – ou peçam – espontaneamente viver a experiência de um Cursilho.
- Com "olhos de Deus", escolher os "ambientes" que mais necessitem do "fermento" dos valores do Evangelho(Evangelização inculturada). Por exemplo, ambientes ou setores da sociedade (escolas, hospitais, indústrias, bancos, comércio, política, etc.) onde reinam a discriminação, a falta de respeito, a vingança, a injustiça, etc.;
-Neles, selecionar as pessoas (ainda que afastadas da Igreja) que demonstrem maior sensibilidade a esse apelo, com interesse e coragem de ser instrumentos para que ali, naqueles ambientes, se introduzam tais valores e critérios, quer através do seu testemunho pessoal quer de uma ação comum. Convivendo no mesmo ambiente, no mesmo local de trabalho, de atividade, sentindo o impacto dos mesmos problemas, participando das mesmas situações, não será difícil para um cristão atento, descobrir essas pessoas.

    É IMPORTANTE LEMBRAR QUE, AO ESCOLHER OS CANDIDATOS, O MCC ESTÁ ESCOLHENDO "EVANGELIZADORES" PARA OS AMBIENTES E NÃO PESSOAS PARA "FAZER CURSILHO", JÁ QUE O PRÓPRIO MCC É EVANGELIZADOR E "AGENTE DE LIBERTAÇÃO".

Características e algumas qualidades dos Candidatos a serem selecionados:

  1. Com personalidade amadurecida, capacidade de decidir, de atuar com liberdade e, sobretudo, capacidade de amar;
  2. Líderes reais ou potencias, capazes de influenciar seus ambientes com suas decisões, suas posturas, seu testemunho de vida;
  3. Insatisfeitas com as circunstâncias em cujo contexto estão vivendo e com inquietude social;
  4. Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento; por isso, capazes de criar ou fortalecer núcleos ambientais de cristãos.
Insiste-se na inconveniência de se mandar para o Cursilho pessoas: (pg.41 nro,88)

  1. Emocional ou psicologicamente desequilibradas,
  2. Imaturas,
  3. Incapazes de decisões e compromissos,
  4. Com circunstâncias irregulares de vida,
  5. Que, por um ou outro motivo, não tenham condições de receber os Sacramentos,
  6. De tal modo alienadas que não sejam capazes de captar a mensagem evangélica. 
   Em todos os casos, porém, é preciso ter em mente que Jesus veio para os pecadores e não para os justos; para os doentes e não para os sãos.
É de fundamental importância uma preparação adequada do candidato, pois dela poderão depender o seu aproveitamento e sua inserção na comunidade. Essa preparação, via de regra, deve ser feita no seu núcleo, grupo ou comunidade para onde ele voltará depois do CUR.

O PÓS-CURSILHO

 O DESENVOLVIMENTO DA SEMENTE
INTRODUÇÃO(pg.47 item 96, 97, 98, 99, 100)
   "Pós-cursilho é o meio comunitário destinado a desenvolver e impulsionar a conversão e principalmente a vivência cristã iniciada no Cursilho, para fazer com que as inquietações individuais e dos grupos que ali se originam, cheguem a fermentar de Evangelho a comunidade eclesial e humana e as estruturas temporais. O que se espera do Pós-cursilho é o que se espera de qualquer leigo na Igreja: que construa a Igreja no mundo", caminho para a santidade.

   O PÓS é, pois, o tempo destinado a viver e conviver o 'fundamental cristão': praticar, individual e comunitariamente, o Seguimento de Jesus de Nazaré; anunciar com palavras e com a vida o Reino de Deus para que o mundo se converta e creia no Evangelho e, portanto, concretizar o Plano de Deus pela experiência da Graça.
   No MCC, o PÓS é, portanto, o tempo mais importante ou decisivo: é o tempo em que se desenvolve a semente da Palavra de Deus; da conversão pessoal, integral e progressiva e da evangélica ação transformadora das estruturas de pecado através da presença de cristãos que são fermento, sal e luz. É o PÓS que dá a razão de ser a todo o MCC, pois é ai que se busca realizar a sua finalidade. Sem PÓS, tornam-se quase inúteis tanto o PRÉ como o próprio CUR.

  
OBJETIVOS DO PÓS-CURSILHO

   Já se afirmou, que o MCC "cria, facilita ou sugere instrumentos e métodos adequados para promover a conversão integral das pessoas que, comprometidas com a fermentação evangélica dos ambientes, buscam organizar-se em núcleos dinâmicos e que sejam transformadores de suas realidades".
   A essa presença e ação dá-se o nome de Evangelização dos Ambientes. Entre os objetivos do MCC, está a finalidade mediata, que é a convivência do 'fundamental cristão' em núcleos/grupos/pequenas comunidades. É através dessa mediação, que se busca concretizar a finalidade última, ou seja, própria, específica, determinante do MCC: a fermentação evangélica dos ambientes.
O PÓS tem duas dimensões em um só objetivo:
  1. A primeira faz referência , à continuidade da conversão pessoal, à satisfação do cristão que, através do PRÉ e do CUR, iniciou ou retomou o processo dinâmico da volta para a casa do Pai. O primeiro "critério de eclesialidade" de qualquer agregação dos fiéis leigos é "o primado dado á vocação" de cada cristão á santidade, manifestado "nos frutos da Graça que o Espírito Santo produz nos fiéis" como crescimento para a plenitude da vida cristã e para a perfeição na caridade. Nesse sentido, toda e qualquer agregação de fiéis leigos é chamada a ser sempre e cada vez mais instrumento de santidade na Igreja, favorecendo e encorajando "uma unidade mais íntima entre a vida prática dos membros e a própria fé". E Paulo VI afirma: "Não haverá humanidade nova, se não houver em primeiro lugar homens novos, pela novidade do Batismo e da vida Segundo o Evangelho".
  2. A segunda é a dimensão comunitária do mesmo processo: isto é, a adequada organização dos cristãos em pequenas comunidades, grupos, ou núcleos. 
   Não se podem separar as duas dimensões, pois somente através da conjugação de ambas é que se consegue a finalidade do MCC: ser eficiente fermento dos valores evangélicos nas realidades terrestres, para transformá-las: "... o mais exato seria dizer que a Igreja evangeliza quando, unicamente firmada na potência divina da Mensagem que proclama, ela procura converter ao mesmo tempo a consciência pessoal e coletiva dos homens, a atividade em que eles se aplicam, e a vida e o meio concreto que lhe são próprios".
  O MCC atua, na evangelização, através de Núcleos de Comunidades Ambientais(NCA),
"Ultréias" (caminhar com entusiasmo; ir mais além com ardor)
  Escola vivencial, Escola de Formação, Assembléias (GER, GED, GEN)
TODO O CONTEÚDO FOI EXTRAÍDO DO LIVRO:
FUNDAMENTOS DO PRÉ e PÓS CURSILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário